Chef Zi Saldanha
 
 

 

 

 
   

Kebabs de legumes com redução de balsâmico
Rendimento 4 porções

1 berinjela média
1 abobrinha italiana média
2 cebolas roxa
2 tomates
8 cogumelos paris frescos
1 ramo de tomilho fresco
Azeite de oliva
Sal
Pimenta-do-reino moída
400ml de vinagre balsâmico
Espetinhos de madeira para churrasquinho

Modo de preparo:

Em uma frigideira ponha todo o vinagre balsâmico e deixe ferver em fogo alto até evaporar a metade do liquido, cuidando sempre para não queimar as bordas, não se assuste vai exalar um cheiro muito forte e pode demorar uns 40 a 50 minutos dependendo da potência de seu fogão. Deixe os palitinhos submersos em água por uns 15 minutos. Corte os legumes em quadrados grandes iguais, espete todos em palitinhos intercalando-os, entre os legumes ponha sempre um raminho de tomilho fresco. Tempere com sal, pimenta-do-reino. Estes Kebabs podem ser feitos em frigideira, churrasqueiras elétricas, na brasa e no forno. Os passos são os mesmos, portanto vamos dar as dicas de como fazer um uma frigideira. Aqueça uma frigideira grande que toda a extensão dos legumes toque o fundo da panela (caso não possua uma improvise com uma forma de bolo anti aderentes) doure todos os lados do espetinho. Sirva quente com um fio de redução de vinagre balsâmico por cima.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Carpaccio de legumes ao molho raita
Rendimento 8 porções

Ingredientes:
1 berinjela média
1 abóbrinha italiana média
2 alhos porró (somente a parte branca)
200g de iogurte natural
1 colher de chá de sementes de cominho
2 colheres de sopa de cebola roxa picada
4 colheres de sopa de folhas de hortelã picada
1 pepino caipira sem casca ralado grosso
Sal

Modo de preparo:
Corte a berinjela e a abobrinha italiana em fatias redonda finas e o alho porró corte no sentido vertical em 4 partes formando taquinhos, aqueça uma frigideira com um fiozinho de azeite e passe 20 segundos de cada lado, vá organizando em um prato redondo intercalando as fatias de berinjela, abobrinha e os taquinhos de alho porró.

Bata ligeiramente o iogurte com sal, amasse as sementes de cominho triturando-as ligeiramente; misture todos os ingredientes em uma vasilha, deixe resfriar na geladeira, servir gelado por cima do carpaccio. Deixendo um pouco em um poqtinho no centro do prato.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Torre crocante de abobrinha gratinada
Rendimento 8 porções

Ingredientes:
2 abobrinhas italianas em fatias
8 tomates secos
4 bolas de mussarela de búfala
100g de parmesão ralado
8 galhos de alecrim
folhas de manjericão
azeite de oliva
sal
pimenta-do reino moída

Modo de preparo:
Corte as abobrinhas em fatias, formando 8 torres de 3 fatias cada. Em uma frigideira com um pouco de óleo doure os dois lados de cada fatia, reserve. Intercale as fatias de abobrinha, com tomates secos, folhas de manjericão e mussarela de búfala, forme 8 torres, prenda com um galho de alecrim fixando no centro da torre. Polvilhe com queijo parmesão ralado gratine no forno por 15 minutos. Sirva quente.

 

voltar
Twitter Facebook Orkut msn www.dudulunardi.com.br